Bloqueio Criativo e Como Lidar com Ele

09:30


Quando me afasto do blog, nem sempre é por vontade própria, além da falta de tempo, já que preciso conciliar o blog com a faculdade, as horas de estudo, o meu emprego, a vida social entre outras atividades, eu ainda sofro de bloqueio criativo.

E não, eu não me sinto nada bem abandonando o blog por vários dias, na verdade isso me deixa super mal. Gosto muito de escrever, mas muitas das vezes isso se torna complicado de mais, pelo simples fato da minha pessoa não conseguir, mesmo tendo uma ótima ideia, eu não consigo expressar em palavras o que realmente quero e isso acaba me deixando super frustrada e como resultado, tenho a falta de conteúdo no blog.

Eu sei que não sou a única pessoa que passa por isso, então decidi trazer algumas dicas para lidar com esse problema, mas primeiro vamos a definição de bloqueio criativo:

Em minhas palavras:

"Bloqueio criativo, é um bug que dá quando não conseguimos expor de maneira nenhuma uma nova ideia ou conseguir ter inspiração, e pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente aquelas que precisam do senso criativo para trabalhar."

Agora vamos as dicas, mas lembrando que essas dicas são baseadas nas coisas que eu faço para melhorar o meu bloqueio.

Relaxe um pouco

Sim, isso mesmo que você leu, relaxe um pouco!!

Isso porque, muita das vezes o bloqueio criativo é causado pelo estresse, então ao invés de ficar travando uma briga interna entre você e seu senso criativo, vá ler um pouco, assistir um filme ou comer algumas gordices.

Escreva e escreva sobre qualquer coisa

Depois que você relaxar, tente escrever algo, mas não se prenda aos assuntos que já conhece, tente escrever sobre coisas diferentes, como a sua ida á padaria, a fila do supermercado, a receita de bolo que sua avó fazia quando era criança ou quem sabe, fazer a resenha do jogo que seu irmão é viciado. Isso pode ajudar a melhorar a sua criatividade e assim, quebrar o bloqueio.

Leia livros que te tragam inspiração

Ler um livro já é um calmante natural, agora ler um livro que te acalme e te deixe inspirada ao mesmo tempo é simplesmente maravilhoso. Extraordinário, é um dos livros que eu costumo ler quando estou com bloqueio criativo, isso porque além de inspirador o livro traz diversas frases motivadoras.

Releia tudo o que você já escreveu

Além de ajudar com o bloqueio, reler seus trabalhos faz com que você consiga ver a sua própria evolução e quem sabe, pode abrir a sua mente para possíveis mudanças tanto em relação ao conteúdo abordado, quanto a forma de escrever sobre o mesmo.

Aceite, que talvez seja a hora de dar uma pausa

Acontece que mesmo tentando e seguindo as dicas acima, pode ser que seu bloqueio continue e isso não é de fato ruim, pode ser que você precise de uma pausa ou uma mini férias. Então procure fazer coisas diferentes, visitar os amigos, conhecer lugares novos, experimentar comidas diferentes, tenho certeza que essas atividades lhe darão prazer e muita inspiração.

Então é isso, me conta nos comentários se você também tem bloqueio criativo e o que você faz para lidar com ele.

Espero que tenham gostado e até o próximo post!


You Might Also Like

0 comentários